Mangás e animes podem ser banidos em Tóquio

Categorias: ,


Segundo informa o site Sankaku Complex, nesta semana, o Partido Democrático do Japão concordou em apoiar o banimento de animes, mangás e games, em Tóquio, providos de conteúdos que não sejam considerados “suscetíveis a interferir no desenvolvimento saudável dos jovens”.

O projeto final impõe “um dever de não possuir material pornográfico infantil”, deixando mangás e animes eróticos proibidos (e excluindo principalmente materiais fotográficos). Dessa forma, a lei caracteriza-se como “anti-otaku”.

Além disso, o projeto utiliza diversos termos vagos (como “etc”, ”entre outros”) no final de seus exemplos, fazendo com que a interpretação adotada seja aquela que for melhor para os censores. Da mesma forma, a menção ao “estupro e outros atos sexuais que violam as normas sociais” faz parecer inevitável a proibição de homossexualidade.

Um órgão especial chamado “Amakudari” irá inspecionar mangás, animes e jogos, a fim de identificar os títulos “decentes” para serem vendidos regularmente nas lojas de Tóquio, e o restante será destinado ao público adulto. O efeito imediato será sentido em mangás ecchi, títulos bishoujo, yaois, bem como qualquer mangá seinen com temas especialmente maduros.

Eles serão banidos das vendas – a maioria deverá ser cancelado, devido à falta de distribuição em revistas e canais adequados, talvez com alguns sendo ressuscitados com uma classificação para maiores de 18 anos.

Provavelmente ocorrerá o fim de animes que não se adequarem às mudanças, mesmo que sejam exibidos tarde da noite em Tóquio (e por extensão, em toda parte). Há também algumas dúvidas a respeito da Comiket (o maior evento de quadrinhos do Japão) ser realizada sob as novas regras – se não, é provável que haja a mudança do evento para outra localidade. A lei deverá ser sancionada no dia 15, entrando em vigor em julho de 2011.

Fonte: ANMTV

0 comentários:

Postar um comentário