Cuba Cria seu próprio Wikipédia

Categorias: ,


Nessa terça feira o governo cubano lançou uma versão "democratizada" do Wikipedia, o EcuRed. Contando com 19.626 artigos até o momento, o objetivo do site é disseminar a visão "revolucionária" que Cuba possui do mundo. "Sua filosofia é o desenvolvimento do conhecimento com o objetivo democratizador e não-lucrativo, sob um ponto de vista descolonizador", escreveu o jornal las palabras.

Não surpreende o site possuir uma sessão dedicada aos Estados Unidos. Infelizmente, o EcuRed não é uma ferramenta imparcial e o artigo não se a história do país, leia alguns trechos contidos no artigo sobre Estados Unidos.

Os EUA é um império do nosso tempo que historicamente usa sua força para invadir territórios e explorar os recursos de outras nações, os colocando à serviço de seus interesses. [...] Consome 25% da energia do planeta e mesmo um terço dos seus habitantes não têm garantia do acesso à saúde.

Não conheço o sistema de saúde dos Estados Unidos para fazer afirmações, mas a questão é, se um serviço possui a proposta de se consolidar como uma enciclopédia "democratizada", porque o artigo sobre Fidel Castro é tão brando? Leia um trecho.
Atualmente ele escreve e participa da luta de ideias de maneira mundial e influi em importantes decisões estratégicas sobre os rumos da revolução

fonte:World is a Tech

0 comentários:

Postar um comentário