Qual é a TV ideal pra se jogar videogames?

Categorias: , , ,

Especiais da casa
Existe um certo eletroeletrônico que a cada dia que passa ganha mais importância no mundo do entretenimento. Filmes, games, shows em DVD ou blu-ray cada vez trazem uma melhor imagem, o que exige cada vez mais uma melhor televisão.

Ficando só no mundo dos games, se você tem um Nintendo Wii ou qualquer console da geração anterior (PS2, Xbox ou Game Cube), uma TV CRT, as famosas “tubão”, faz um bom trabalho desde que seja de tela totalmente plana e com conexão vídeo-componente (não sabe o que é isso? Veja mais pra baixo), principalmente se for uma widescreen (formato 16:9, aquele conhecido como “o formato do cinema”)

Para os, ainda desejados por muitos, PS3 e Xbox 360, uma televisão convencional, daquelas de tela 4:3 (quadrada tradicional) proporciona grande diversão, claro, pois os consoles são incríveis, mas faz com que o jogador tenha uma perda considerável em relação ao que o console pode oferecer, pois a resolução que ela suporta (480i, conhecido como Standard Definition ou SDTV) é baixa em relação ao que os consoles podem proporcionar (1080p, a atual Full HD, ou alta definição completa).

Nessas TVs, o que mais deixa claro a falta de resolução são os textos dos jogos, que tiveram seu tamanho bem reduzido na nova geração (inclusive no Wii) devido ao tamanho e à resolução das telas de hoje, então, nas antigas, certos textos são simplesmente ilegíveis, pois viram uma embaçação só. Sem contar a imagem dos games como um todo, que perde todo o impacto que teria numa TV melhor.

Até saíram alguns modelos de CRT com resolução maior (dizem os fabricantes chegar até 720p, acredita quem quer), mas são verdadeiras bombas, pois se derem um probleminha de nada, ninguém conseguirá arrumar.

Hoje em dia as TVs que atendem às exigências dos consoles aqui no Brasil são duas: as de plasma e as de LCD.

Mas plasma não morreu? Não, na verdade, até morreu, mas ressuscitou e veio tirar o trono das LCD, que são mais caras e têm imagem inferior.

Televisões para games, o mínimo que se deve conhecer são os conectores mais comuns existentes no mercado que são utilizados nos consoles, qual é melhor e qual é pior, e aí vão eles.

Rádio-freqüência ou RF: aquela conexão utilizada normalmente por operadoras de TV a cabo ou até antenas externas, o famoso padrão coaxial. Quem não se lembra da caixinha de cor indefinida que ligava o SNES na TV? É aquilo lá, mas nem a geração anterior de console utiliza mais esta conexão.

Vídeo composto ou RCA: o famoso “cabo de áudio e vídeo”, três cabos com conectores amarelo (vídeo), branco e vermelho (áudio). Tem a imagem superior à do RF, com menor índice de interferência. Hoje em dia já está bem ultrapassado, mas é o que a maioria das pessoas usam aqui no Braza nos videogames.

Vídeo componente: utiliza o mesmo padrão de cabos do vídeo composto, porém, com três cabos para vídeo (verde, azul e vermelho) e dois para o áudio (branco e vermelho). Um padrão bem popular hoje em dia, que traz resultados bem satisfatórios, pois ele trabalha em até 720p, que é o padrão de alta definição.

Interface multimídia de alta definição ou HDMI: o melhor tipo de conexão existente atualmente. É 100% digital e trabalha até com resoluções superiores a 1080p, que é a mais alta do mercado atualmente (pois é, os caras pensam grande). Ele transmite tanto sinal de vídeo quanto de áudio. Há outras conexões não utilizadas para videogames, como o S-Vídeo, DVI, RGB e tals, mas nenhuma delas é superior ao HDMI.

Vale lembrar que o objetivo desse texto é orientar os gamers que querem comprar uma TV para aproveitar o máximo do seu console (ou dos que pretende comprar) sem jogar dinheiro fora com TVs que nem sequer oferece as melhores conexões.

Fonte: 4gamesnews

0 comentários:

Postar um comentário