A física nos games

Categorias:

O comportamento de objetos no mundo real é algo que estamos acostumados a ver.Porém, quando entramos no mundo virtual de um video-game nossa percepção deve ser adaptada. Afinal, interações entre pessoas e itens dentro de um jogo não conseguem imitar perfeitamente o que ocorre na realidade.

O trabalho da desenvolvedora de um game é tentar imitar de forma mais fiel o comportamento esperado dos objetos. Isso é fundamental para aumentar nosso nível de imersão e ajudar no processo de 'acreditar' no mundo virtual do jogo. Se nosso personagem atirar em uma porta de madeira, esperamos que ela se quebre.Caso uma granada voe para debaixo de um carro, a explosão deverá quebrá-lo em pedaços.

Ainda não é possível recriar todas as condições possíveis em um videogame afinal, o mundo real é extremamente complexo e cheio de variáveis que alteram o comportamento de objetos.Mas cada vez mais as produtoras atingem um estágio superior e trazem para a tela mundos vivos e que respondem detalhadamente às interações entre jogador e cenário.


2D-3D


Nos jogos feitos em duas dimensões a imagem é composta pro desenhos separados de objetos e personagens (chamados sprites). Sendo assim, a interação entre eles é criada pelo animador do game e as reações seguem um padrão pré-estabelecido. Por isso que a física nesse tipo de jogo não é tão fundamental - mais ainda é válida para criar uma sensação de realidade

Já em jogos em três dimensões a história é outra. O mundo 3D oferece a oportunidade de aplicar mais fielmente os conceitos de física especialmente pelo fato de que os objetos possuem volume e massa. os elementos fundamentais no cálculo de seus comportamentos.

O programador desse tipo de game define qe a madeira bóia na água, os tiros de bala furam panos, os objetos voam e caem de acordo com seu peso e força da gravidade e assim por diante.



Havok


Uma das ferramentas para criação de física em jogos mais usadas no mercado é a Havok.
Além de recriar fielmente o comportamento de objetos e personagens, a maturidade da Havok garante resultador mais detalhados;
Por ser extremamente versátil, a ferramenta Havok permite que as produtoras de jogos adaptem seu uso a tipo específico de cenário. Mais ainda, ao longo dos anos a Havok expandiu-se em módulos complementares para ampliar ainda mais seu uso.
Esses módulos servem para calcular o comportamento de tecidos, o movimento de líquidos e também a interação dos personagens controlados pelo computador com o ambiente.

imagem


Recentemente a tecnologia Havok foi adquirida pela fabricante de processadores Intel.
Como todos os cálculos físicos da Havok ocorrem na CPU, a Intel pretende integrar melhor essa ferramenta com os seus processadores para que jogos que façam uso da Havok não percam performance.



Physx by Nvidia


A tecnologia PhysX for criada pela empresa Ageia. Seu objetivo era usar uma placa dedicada no PC para cálculo da física nos games.

O embrião desse conceito é a alta exigência dos cálculos físicos em jogos, que geralmente sobrecarregam o processador. Com uma placa especifica a Ageia esperava resolver o problema isolando esse tipo de operação

Porém, a fabricante de placas de vídeo Nvidia adquiriu a tecnologia Ageia e implementou em suas placas gráficas mais recentes ( a partir da família 8000)

Assim os jogos que usam essa ferramenta tiram enorme proveito das placas de vídeo que a suportam. Diferente de um processador essas placas possuem capacidade bem maior de fazer cálculos simultâneos - ideal para os games.

imagem


Exemplo assim, Mirror Edge com physx ativado tem efeitos de pano, rasgado maior número de fragmentos quebrados e física mais real.

0 comentários:

Postar um comentário