Sistemas Operacionais atuais, escolha o seu:

Categorias: , , , ,


Atualmente temos como sistemas operacionais:








Linux

Vamos começar com o Linux, porque muitos se confundem com o que é realmente o Linux

O que é o Linux?
Ele é um programa chamado Kernel (O nome desse Kernel é Linux), Chama-se de Distribuição Linux qualquer sistema operacional (OS) que utilize como Kernel o Linux.

Uma Distribuição Linux (ou seja o OS completo) é formado Pelo Kernel, Pela Interface Gráfica, Gerenciador de Janelas e outros softwares, mas o Kernel pode ser considerado o Sistema de fato pois ele gerencia os Softwares, os Hardwares, os Drives e os Periféricos.

Captura de tela do Ubuntu 9.10

Sobre o Linux:
Linus Torvalds, criador e principal mantenedor do Kernel Linux.

O Kernel Linux foi originalmente criado por Linus Torvalds e atualmente é amplamente usado em: PCs, Notebooks, Netbooks, PDAs, Smartphones, Decodificadores, Servidores e até mesmo em Video Games como o PS3 (PlayStation 3).

Existem várias distribuições Linux:

Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu, Kurumin, Mandriva, Fedora, Debian, OpenSuse, Slackware, YellowDog, Redhat (Este é Pago "$") e muitos e muitos outros... acho que não ninguém que tenha catalogado todas as distribuições Linux.

As distribuições Linux são conhecidas por serem muito seguras (existem muito poucos vírus para Linux, motivo pelo qual ele é usado em servidores muito mais do que o windows) as próprias atualizações do Kernel o protege dos vírus.

O Kernel também é muito portátil tanto que foi usado em Smartphones como o Nokia N 900

Roda em diversos Processadores:

x86 (Intel, AMD), x86-64 (Intel EM64T, AMD64), ARM, PowerPC (foi usado nos computadores da apple e é usado em Video Games), Alpha, SPARC, IBM Cell e etc., com grande penetração também em sistemas embarcados, como handhelds, PVR, e centros multimídia, entre outros.

O sistema é conhecido por ser meio complicado (algumas distribuições são mais simples e práticas e outras são mais complicadas), pois varias vezes o usuário tem que recorrer a comandos e códigos, fora que para instalar programas em algumas distribuições você tem digitar o comando de instalação ou compilar o código fonte (motivo de muitas empresas não produzirem softwares para Linux) e o mecanismo de instalação rápida e prática como no windows as vezes falha.

Falando em Distribuição Linux...

O Google Chrome OS é uma Distribuição Linux, como o Google Android também é.

Só que o Google Chrome OS É diferente ele é um navegador que roda no Kernel Linux diretamente como se fosse o próprio sistema só que o Google extraiu um monte de coisas para que ele ficasse leve e deixou apenas o primordial o navegador é o sistema e os softwares são os serviços on-line como o Orkut, Digg, Facebook, Twitter, Blogger, Yahoo! mail, Hotmail, Last.fm entre outros.

Chrome OS screenshot

E o BSD?

A Família BSD usa o Kernel BSD que na verdade é o Kernel Linux modificado, assim como o Google fez com o Google Chrome OS.

Essa Família de sistemas operacionais (ah...toda distribuição Linux faz parte da família de sistemas operacionais Linux) inclui:

FreeBSD, OpenBSD, NetBSD, BSD OS, DragonFlyBSD e o DesktopBSD

Ufa! ainda tem coisa pra falar ...

O que é UNIX?

UNIX É um sistema Operacional portátil originalmente criado por Ken Thompson (Kenneth Thompson), que trabalhava nos Laboratórios Bell (Bell Labs) da AT&T. A marca UNIX é uma propriedade do The Open Group, um consórcio formados por empresas de informática.

Unix based.jpg

Ken Thompson criador do UNIX

Então porque falam que o Linux é um sistema UNIX-Like (ou UNIX BASED)?

Um sistema operacional do tipo Unix (Unix-like em inglês) é um sistema parecido com o Unix, não estando necessariamente de acordo com o Single UNIX Specification. Este termo pode incluir o sistemas operativos de software livre/open source inspirado pelo Unix da Bell Labs ou que suporta as suas caracteristicas. Não existe nenhum documento que defina as regras de um sistemas Unix-like, ao contrário do Unix que é definido pelo Single UNIX Specification.

O Linux, o BSD, o Solaris, o OpenSolaris, o Google Chrome OS, o Novell OS, o HP-UX, o OS/2 (da IBM) e o AIX são sistemas UNIX-Like

E o Solaris e o OpenSolaris?

Desenvolvido pela Sun Microsystems. As primeiras versões do Solaris (baseadas no código do BSD) foram chamadas SunOS, tendo o seu nome alterado para Solaris 2 quando passou a ser baseado no System V. atualmente tem base no código fonte do Linux.

E Finalmente acabou a parte do Linux...os outros são bem menores.

Mac OS X

Considerado o melhor sistema do mundo por ser:

-O mais prático
-Mais bonito
-Não pega vírus
-É o mais estável

E você que não tem Mac (assim como eu :'( ) se pergunta:

Por que? e diz eu acho o Windows o melhor sistema, esse Linux é muito complicado e os outro eu nunca ouvi falar

Não é isso que você pensa?

Do ponto de vista técnico você errou (Você pode gostar mais do windows, mas do ponto de vista técnico ele é inferior ao Mac), porque:


O Mac não pega vírus, sua área de trabalho oferece melhores recursos, desempenho e é mais personalizável e apresenta efeitos especiais (sem pesar muito no sistema), o gerenciador de arquivos do mac possibilita que o usuário acesse facilmente os arquivos do Windows quando estão no mesmo PC OU MAC, o Finder que é o buscador de arquivos do Mac é mais preciso, o Mac roda qualquer aquivo da Apple (AAC, MOV e etc...) coisa que o windows pena até hoje ( ¬¬ ) e roda arquivos do windows coisa que o Linux também tá conseguindo ( ¬¬ ), De fato, o Mac OS X é inúmeras vezes mais estável que o Windows, Os usuários de Windows reclamam da mundialmente famosa tela azul da morte, dos constantes picos de lentidão e softwares que travam de repente, O sistema de Steve Jobs não trava, instalar programas no Mac é brincadeira de criança! Enquanto que, no Windows, o usuário precisa passar por um chato processo de instalação, os usuários de Mac apenas arrastam o ícone do programa para dentro da pasta Aplicativos e pronto! Claro que, para a instalação de programas mais pesados e complexos, ainda há o processo de instalação semelhante ao do Windows, mas de modo geral, é só arrastar e soltar. O Windows nessecita de softwares de terceiros para isso e você tem que ficar um tempão gravando num CD ou DVD, O Mac OS faz backup automático de tudo que acontece no sistema desde um novo arquivo até mudança de aparência...

Windows 7

Sem muita diferença pro vista ( ¬¬ ) mudou a interface gráfica (tá mais personalizavel), ficou um pouco mais estável, tem incompatibilidade com alguns softwares para Vista e para ele próprio ( acredite testei, ¬¬ ), mas tá um pouco melhor que o vista, tá com mais bugingangas (Microsoft Security Essentials, Windows media player, que como sempre não roda mais do que o básico e outras coisas extras que não servem pra nada).

Continua pegando vírus (O que não é novidades, já que o windows é conhecido por ser o sistema mais afetado por vírus)

Mas, no geral tá um pouco melhor que o vista (se você gosta do vista pode testar o windows 7, que vc vai amar, mas se você não gosta do vista aconselho a procurar outro sistema, quem gosta de computador simples, prático e que não trava experimente o Mac OS X, se você busca um sistema para usuários avançados teste o Linux, Lembrando que o UBUNTU busca praticidade e simplicidade, se você gosta de tudo ON-LINE experimente o Google Chrome OS).

0 comentários:

Postar um comentário