Servidores, quais as melhores dicas?

Categorias: ,

Hoje em dia um servidor poder ser um PC comum, desde que você o mantenha Ligado 24h, possa pagar o preço do gasto energético, apenas pare o servidor para manutenção e o servidor NÃO pode ficar em local quente, pois ele pode superaquecer, é recomendável um local com Ar condicionado).


Aqui vamos falar sobre servidor caseiro e Profissional (Algumas dicas).

Se você quer montar um profissional aconselho um modelo da Sun Microsystems, pois são os melhores do mercado.

Ela tem agora modelos Ecológicos que dá 3 vezes mais desempenho e o gasto de energia sai pela metade.

Em caso de doméstico um PC com Dual-Core serve.

Uma que se pode fazer é usar um PlayStation 3 como servidor, pois o processador dele (o Cell) é "Oito-Core", neste caso pode-se usar o Yellow Dog ou o Ubuntu, como Sistema Operacional.

Yellow Dog 6.1 PS3 DVD


Sistema Operacional Qual usar?

Um problema para todos é o sistema operacional, porque se você escolher mal você terá mais gastos do que deveria.

Regra Geral: Não use Windows ou Mac
Por quê? Simples o Windows é o sistema que recebe ataques de vírus, o Linux tem apenas 1 ou 2 vírus (e o Firewall do Linux é sempre atualizado para proteger o PC destes vírus)

E o Mac? Mesmo não existindo vírus para Mac ele não é aconselhavel, pois as feramentas de utilizadas para site raramente ganham versões atualizadas para Mac e o Mac é mais quem é Designer ou coisa do gênero, pois é o sistema que possui todas (inclusive as melhores e até ALGUMAS QUE NÃO EXISTEM NO WINDOWS) ferramentas disponiveis para ele (NÃO INCLUIDAS NELE).

Qual sistema usar então?

Você pode usar 3 sendo mais recomendados os 2 primeiros:

- Linux (inclui "Suse Linux Server" ou "Novel Server")
- Solaris
- BSD

Solaris ou qual Distribuição Linux?

Profissional: Recomendo o Solaris (é Grátis, dá pra baixar da internet), Debian Linux, Slackware Linux (Gratuitos, dá pra baixar da internet), Suse Linux Server (Pago).


Caseiro: Recomendo o Ubuntu Linux ou Kubuntu Linux (Gratuitos, dá pra baixar da internet) NÃO tem necessidade de baixar a versão server, pode-se usar a versão desktop.

Links para Download de Sistema:






Softwares:

Servidor

Apache
Recursos do Apache


Sendo um servidor HTTP de alto desempenho, o Apache possui diversas funcionalidades interessantes, auxiliando seus usuários em diversas tarefas.

A principal função dele é dar suporte às diversas linguagens de programação existentes para web, como PHP e ASP, oferecendo módulos que facilitam todo o processo de integração. Por sua vez, estas linguagens também oferecem suporte aos bancos de dados mais conhecidos atualmente, como o MySQL.

Portanto, a partir do Apache, é possível montar um servidor HTTP com todos os recursos necessários para integrar ótimas linguagens de programação e bancos de dados.

O Líder de Mercado

Atualmente, o Apache é o servidor HTTP padrão para os sistemas, rodando sobre a plataforma Linux. Isso se deve a vários motivos, principalmente ao fato deste servidor ser bastante confiável e livre.

Sem sombra de dúvidas, o Apache é um dos líderes neste seguimento. Antes de uma nova versão ser lançada, ela é testada como bastante afinco, sendo todas as vulnerabilidades resolvidas antes que algum cracker (hacker) mal-intencionado as descubra.

O fato do Apache possuir licença GPL também contribui bastante para a sua grande difusão na comunidade Linux, mantendo a filosofia do código aberto. Além do que não existem muitos outros servidores atualmente que sejam livres e possuam toda a funcionalidade do Apache.


Banco de Dados
Neste campo temos 3 opções:




Virtual Machine
Neste campo temos 2 opções:

-VMware Workstation Download VMware


Espero que tenha ajudado, até o proximo post.

0 comentários:

Postar um comentário