Editoras versus Scanlators

Categorias:


Editoras americanas e japonesas levantaram uma bandeira contra a distribuição não autorizada de mangás pela internet que é feita por sites conhecidos como
scanlators, que escaneiam e traduzem as obras. O anúncio foi feito no último dia 8 de junho e a iniciativa conta com um grupo de editoras norte-americanas mais a participação de 36 editoras japonesas integrantes da Japan's Digital Comics Association, que alegam, como principal motivo da luta, a queda das vendas. Essa queda é percebida principalmente no Japão como já comprovou o grupo de pesquisas sobre o mercado nipônico, The Research Institute for Publications, mostrando que em 2009houve uma queda de 6,6% nas vendas desses quadrinhos. A queda também foi verificada nas antologias e volumes encadernados (revistas de mangá) onde a redução atingiu 9,4% que representa uma perda financeira de191,3 bilhões de ienes.

Outro ponto discutido pelas editoras é que os sites do tipo
scanlators não têm mais a ideologia de fã para fã e, na prática, são como empresas que conseguem lucros a partir de publicidade, do tráfego gerado pela transferência de dados e de doações dos usuários.

A iniciativa já resultou na notificação de alguns sites que deverão retirar esses conteúdos, senão poderão sair do ar ou responder a processos judiciais por infringir os direitos autorais.

Editoras participantes do grupo:

Square Enix, Viz Media, TOKYOPOP, Vertical, Inc., the Tuttle-Mori Agency, Yen Press, e os membros da Digital Comic Association: Akane Shinsha, Akita Shoten, ASCII Media Works, East Press, Ichijinsha,Enterbrain, Okura Shuppan, Ohzora Shuppan, Gakken, Kadokawa Shoten, Gentosha Comics,Kodansha, Jitsugyo No Nihonsha, Shueisha, Junet, Shogakukan, Shogakukan Shueisha Production,Shodensha, Shonen Gahosha, Shinshokan, Shinchosha, Take Shobo, Tatsumi Shuppan, Tokuma Shoten, Nihon Bungeisha, Hakusensha, Fujimi Shobo, Fusosha, Futabasha, France Shoin, Bunkasha,Houbunsha, Magazine House, Media Factory, Leed sha e Libre Shuppan.

Fonte: Rádio Animix

0 comentários:

Postar um comentário