Dica: Printscreens no Mac OS

Categorias:

Se é novo no Mac, uma das coisas que já deve ter reparado é a falta daquela tecla que tanto jeito dava no Windows: printscreen. E então pergunta-se: “afinal, como se tira uma printscreen no Mac OS?”. A resposta é bastante simples e verá que existem várias funções bastante úteis ligadas a ela.

Pode não parecer, mas tirar printscreens no Mac OS é bastante simples e proporciona-nos várias ferramentas nativas que serão bastante úteis.

Os comandos base para as printscreens são o cmd ⌘ + shift + 3 ou 4. No número final da combinação é que está a diferença de ferramentas. Utilizando o número 3, é criada uma printscreen normal, de toda a tela.


Ao utilizarmos o número 4 irá aparecer, em vez da seta do mouse, uma cruz. Se arrastarmos essa cruz enquanto clicamos com o botão esquerdo do mouse, é criada uma imagem com apenas a área seleccionada. Este comando é muito útil quando não queremos toda a tela, mas sim apenas uma parte dele.
Mac Captura

Mas se pensa que ficam por aqui as funções de captura de tela no Mac OS, então está enganado. Existe ainda mais um modo de captura, o meu favorito, que tira uma printscreen apenas a uma janela, menu, ícone, … Para isso façam cmd ⌘ + shift + 4 e irá aparecer a cruz. Neste modo, carreguem na barra de espaços e verá que agora o rato não é uma cruz mas sim uma máquina fotográfica. Agora só tem de clicar na janela, menu, ícone, … que deseja “fotografar” e já está! Fácil não é? Tudo isto sem softwares adicionais, apenas utilizando os recursos oferecidos pelo Mac OS.Mac Captura

Existe ainda mais um detalhe que pode ser muito útil em certas ocasiões. Se juntar a qualquer um destes comandos a tecla ctrl (control) a printscreen é gerada e fica imediatamente na área de transferência para poder colar em qualquer local ou aplicação, como por exemplo, o Photoshop.

Resumindo, os comandos existentes são:

  • cmd ⌘ + shift + 3 -> Printscreen de todo o ecrã
  • cmd ⌘ + shift + 4 -> Printscreen de selecção do ecrã
  • cmd ⌘ + shift + 4 + barra de espaços -> Printscreen de uma janela, menu, ícon, …
  • cmd ⌘ + shift + 3 + ctrl -> Printscreen de todo o ecrã e copia para a área de transferência
  • cmd ⌘ + shift + 4 + ctrl -> Printscreen de selecção do ecrã e copia para a área de transferência
  • cmd ⌘ + shift + 4 + ctrl + barra de espaços -> Printscreen de uma janela, menu, ícon, … e copia para área de transferência.

Mac é tudo de bom *-*, essa é para os macmaniacos!

Valeu gente!

0 comentários:

Postar um comentário