O google Wave

Categorias:

O google Wave pode ser um otimo serviço para quem não tem muito tempo ou para quem gosta de tudo no mesmo lugar.

Uma plataforma para unir contatos de redes sociais para conversas e compartilhamento de arquivos em tempo real.

Nos últimos dias 27 e 28 de maio, o Google organizou uma conferência focada em desenvolvedores da web, com o intuito de divulgar novidades, tendências e tecnologias para a internet. De maneira semelhante a outras conferências do Google – como o Developer Day em 2007 e o Geo Developer Day em 2006 –, vários temas foram apresentados a entusiastas e usuários da internet em mais de 100 sessões.

Entre várias novidades, certamente a de maior destaque foi a apresentação do Google Wave, o novo conceito do Google para unir diferentes ferramentas para comunicação. Resumidamente, o Wave é uma ferramenta feita para ajudar usuários a se comunicarem através de uma plataforma que une texto, fotos, vídeos, mapas e mais. É a resposta do Google à nova onda de comunicação em tempo real.

Durante a conferência, o Wave foi apresentado como “o email do futuro”. E o Wave é novidade apenas para os usuários, pois ele já estava nos trabalhos dos desenvolvedores do Google há anos como um projeto altamente ambicioso: a criação de um serviço de email que une mensageiro instantâneo, compartilhamento de fotos e outras conexões com tendências da internet.

O que é o Wave, afinal?

A nova O raciocínio dos desenvolvedores - os mesmos do Google Maps - é simples: quase todo usuário de internet usa um email, um mensageiro instantâneo e participa de um site de rede social. Logo, organizar esses atrativos certamente cairá nas graças dos usuários. O Twitter e o Orkut – com seus respectivos sucessos – mostraram aos desenvolvedores que esses usuários se interessam por comunicação rápida, e então o Google Wave deu as caras, mostrando-se como um serviço que oferece o envio de mensagens a contatos com respostas em tempo real, compartilhamento de fotos ou documentos e a possibilidade de chamar outros contatos para conversas em grupos.

Um usuário cria uma onda (tradução de wave) e adiciona os contatos que quiser, sendo possível adicionar outros contatos posteriormente. Assim como no Google Docs, o compartilhamento de arquivos é possível e bastante agilizado.

Organizando a bagunça

Em outras palavras, é um ambiente para discussões que não podem ser chamadas de privadas, nem de públicas. Logo, pode-se afirmar que o Wave é o “ataque” do Google a fim de ajudar os usuários a organizarem o ambiente altamente fragmentado da internet. A cena é bastante comum: você liga seu computador, inicia seu mensageiro, conecta-se ao Orkut, abre seu email, participa de discussões, etc. Ao invés de uma janela para cada serviço, sendo que um comunicador instantâneo tem uma janela para cada contato, o que o Wave se propõe a fazer é unir tudo. Outros serviços podem ser aplicados a uma onda – a Wikipédia, por exemplo. Isso vai depender das ideias dos desenvolvedores, uma vez que o Wave está aberto a melhorias e implementações.

A grande aposta do Google é fazer do Wave uma plataforma – e uma única plataforma – para que você tenha conversas que tem no Twitter, Orkut, blogs e outros sites de mídia social. Essa é a aposta para usuários em geral, mas isso não isenta a participação de desenvolvedores, por exemplo. O Google simplesmente deu “carta branca” a desenvolvedores e entusiastas para criar qualquer tipo de aplicativo, o qual pode ser rodado dentro de uma onda. Jogos, por exemplo. Reúna seus amigos para uma partida online, essa é a ideia. Portanto, comemorem, desenvolvedores, pois o Google Wave tem código aberto.

Caixa de entrada, contatos, navegação e documentos, tudo em um único lugar.

O Google não informou uma data certa de lançamento do Wave. Eles apenas informaram que “o Google Wave será disponibilizado neste ano”. O que você pode fazer é acessar o site do serviço e clicar em “Let me know when it’s ready” para ser informado sobre novidades. Informe seu endereço de email e também qual tipo de usuário você é, cadastrando-se como um entusiasta disposto a informar sobre erros ou então apenas como um usuário comum. Confirme o cadastro informando o tipo de usuário que você pretende manter contato, amigos e parentes, colegas de classe e de trabalho, etc.

Aproveite para mandar uma mensagem para a equipe de desenvolvimento do Wave. Sinta-se livre, pois “Haikus, sonetos e arte em ASCII são todos aceitos”, como informa a página de cadastro.

O Google ficou quietinho em meio à onda de ferramentas para comunicação ágil em tempo real. Mas ele não estava parado. É uma aposta boa, não há dúvidas. Basta imaginar um único lugar para você acessar o orkut e convocar seus contatos para uma conversa. O Wave vai “puxar” seus contatos sem dificuldades. Isso é só o exemplo básico do que o serviço será capaz.



E você, qual é a sua expectativa sobre o Wave? Aproveite, assista ao vídeo com a apresentação do serviço durante a Google I/O. Dê sua opinião nos comentários sobre esta onda!

0 comentários:

Postar um comentário