Sony lança atualização de firmware que bloqueia 'destravamento' do PS3

Categorias: , , , , , ,

Download do firmware 3.42 é gratuito e obrigatório. Sony não comentou bloqueio de pirataria no console.

Está disponível desde a manhã desta terça-feira, dia 7 de setembro para os donos do PlayStation 3 uma atualização do firmware para o console. De acordo com a Sony, ela garante maior segurança para o aparelho que se conecta à internet para navegação, baixar games e jogar on-line. O que a empresa não confirma, contudo, é que o firmware 3.42 bloqueia os consoles que foram destravados recentemente com os sistemas PS Jailbreak, PS Groove e PSFreedom.

Um porta-voz da Sony disse ao site especializado em games CVG que, “como se trata de uma atualização de segurança, a empresa não fará maiores comentários”. Ele complementou, dizendo que “a Sony sempre tomará as ações necessárias para proteger seus hardwares, softwares e propriedades intelectuais oferecidos para o PS3”.
A atualização é gratuita e obrigatória para todos os donos do videogame. Quem não atualizar fica impossibilitado de jogar on-line e de acessar a loja virtual PlayStation Store.
O último console 'pirateado'
Logo após a confirmação de que hackers conseguiram desbloquear o PlayStation 3, inúmeros sites de download e de torrents começaram a oferecer cópias de games do console para serem baixadas, armazenadas em um disco rígido e rodadas por meio do sistema.
Até então, o PlayStation 3 era o único que não tinha sido desbloqueado, o que impedia o uso de jogos piratas. De acordo com o sites Eurogamer e Slashdot, hackers utilizaram um sistema que combina um dispositivo USB que possui um programa próprio chamado “Backup Manager” e o disco rígido do console ou drives de memória externo para armazenar os games, que podem ser baixados da internet. O sistema de desbloqueio, chamado de PS Jailbreak, rodaria em qualquer modelo de PlayStation 3, independentemente da versão do firmware do sistema instalado.

Na internet, era possível adquirir o sistema, chamado de PSJailbreak, por cerca de 170 dólares australianos. A Sony, no entanto, conseguiu proibir a venda do acessório na Austrália.

Ao acessar o programa, o jogador tem acesso ao jogos que estão armazenados nos discos rígidos. Ao selecionar um deles, o sistema reinicia, permitindo jogar o game. Para tanto, é necessário ter um game original do PS3 dentro do drive do console. Alguns vídeos mostrando o processo do desbloqueio na internet mostram gamers rodando títulos como “Infamous”, “God of war III”, e “Ratchet & Clank: tools of destruction”.

Ainda nos vídeos, os criadores do desbloqueio afirmam que o sistema não quebra a garantia do console e permite jogar todos os modos on-line dos títulos sem que a Sony “desconfie” que se trata de um jogo pirateado.
Existem ainda os métodos chamados PS Groove e PSFreedom, que utilizam sistemas similares, para destravar o console.


foto: Backup manenger do PSjailBreaker do PS3











fonte:G1 tecnologia e Games

0 comentários:

Postar um comentário