B2G o Sistema Operacional da Mozilla

Categorias: , , , , , , , ,

Mais um sistema operacional vai nascer e será as Organizações Mozilla (Criadora do popular navegador Firefox) que dará a luz à essa maravilha tão comentada na internet.

Logo da Organização Mozilla
Com a "Computação nas Nuvens" crescendo e se tornando uma tendência, várias empresas querem investir nesse mercado, como por exemplo o Google que criou um Sistema Operacional (OS) voltado para a computação em nuvem (Google Chrome OS), que é basicamente o navegador Google Chrome Rodando no Kernel Linux.

O Novo investidor dessa área é a Organização Mozilla que vai criar um OS-Navegador semelhante ao Google Chrome OS, este OS chamado B2G (sigla adotada pelos desenvolvedores para o projeto) será baseado no Android, mas deve ficar bem diferente deste, entre as diferenças está o fato de que os aplicativos para B2G (Boot To Gecko OS, nome do projeto) serão desenvolvidos em HTML5, no lugar de Simple (linguagem de programação utilizada pela Google no Android), este OS será focado para "Tablets e Smartphones", provavelmente deve utilizar muita tecnologia do Firefox (eu acho).

Existem várias linguagens de programação para quem não sabe: C++, Ruby, python, Java, html... mas parece que a Mozilla vai priorizar o HTML5.

A Mozilla informou que o projeto ainda é um conceito, será focado para "Tablets e Smartphones" e ainda deixou claro que o início do trabalho será o desenvolvimento de novas APIs e protocolos de segurança. Uma coisa é fato a chegada ao mercado de um dispositivo rodando o Boot To Gecko OS deve demorar bastante tempo.

0 comentários:

Postar um comentário