HP informa: WebOS será o sistema operacional dos computadores HP

Categorias: , , , , , , , ,

No mesmo dia em que a HP anunciou o TouchPad, tablet que a HP pretende usar para competir com o iPad e o Samsung Galaxy Tab, a HP ainda trouxe mais notícias sobre seu novo sistema operacional, o WebOS. Além de colocar em Smartphones e Tablets, a HP vai colocar o sistema em todos os seus aparelhos (Tablet, Smartphones, Notebooks, Desktops...).

E após anunciar que estaria desenvolvendo uma versão para computadores de seu sistema operacional portátil, a HP informou que pretende completar estas mudanças até o ano que vem (2012).


Em entrevista ao Businessweek, Leo Apotheker, CEO da HP, anunciou que HP quer fazer valer os US$1,2 bilhões gastos na aquisição do sistema desenvolvido pela Palm, dentre os planos da empresa para popularizar o WebOS, está a venda de equipamentos que contam com o WebOS em complemento ao Windows (Possivelmente Particionado).

Para o CEO, em 2012 todos os computadores da HP vendidos já contarão com o sistema operacional WebOS (com e/ou sem o Windows).

A intenção ao que parece é de que o WebOS se diferencie de seus concorrentes (Windows, Mac-iOS, Ubuntu, RedHat, Android...), com aplicativos exclusivos. De acordo com a HP, existem cerca de seis mil aplicativos para o WebOS até o momento, enquanto a Apple conta com cerca de 350 mil e a Google 250 mil aplicações desenvolvidas exclusivamente para seus sistemas.

A HP está adotando a mesma idéia que a Apple e a Sun Microsystems (Hoje Oracle), já adotavam: sistema operacional próprio

Uma idéia interessante se analisarmos, por que a HP criará um sistema que se adapte ao Hardware que ela usa e não precisará depender da Microsoft, lembrando também que os computadores pessoais com Linux e os computadores Apple se popularizaram no brasil desde a chegada do Windows Vista, devido aos problemas com o Vista empresas e usuários procuraram alternativas, lembrem-se que antes do Vista era difícil achar um Desktop ou Notebook Apple ou que tivesse Linux numa loja.

Uma das características mais interessantes presentes no WebOS é a possibilidade de sincronizar seus equipamentos com apenas um toque. Ter o mesmo OS em seu Notebook ou Desktop significa que você poderá compartilhar links, imagens e arquivos no Notebook, no Desktop, no Tablet e no Celular ao mesmo tempo.



- Existe a possibilidade de que o WebOS apareça na linha TouchSmart

- O framework do WebOS já está disponível online, gratuitamente, para que os desenvolvedores possam criar aplicativos.

- Outro detalhe é que o WebOS possui um navegador compatível com Adobe Flash, sendo uma vantagem perante o iOS do iPhone.

- Uma coisa é certa: a HP cansou de perder para outras empresas no setor de Tablets (com aquele fiasco do Tablet com Windows 7) e de portáteis, e agora ela quer recuperar o tempo perdido.

Esqueça os Vírus e os Spywares 
- Sendo um OS (Sistema Operacional) novo ele não possui vírus ou outro tipo de Malware, o que é uma vantagem perante concorrentes como Android e Windows.

- Segundo o CEO da HP:

"dentre os planos da empresa para popularizar o WebOS, está a venda de equipamentos que contam com o WebOS em complemento ao Windows"

Então podemos esperar que o WebOS tenha um recurso semelhante ao que o Mac OS X e o Ubuntu possuem que é a capacidade de mexer em arquivos que estejam na partição do Windows e trabalhar com o sistema de arquivos do Windows.

- Phil McKinney, executivo-chefe de Tecnologia da HP disse que a HP procurava um sistema operacional que pudesse ser melhor adaptado em todo tipo de dispositivo mas fez questão de ressaltar que isso não significava uma virtualização do WebOS dentro do Windows

A HP não divulgou outros detalhes sobre os novos caminhos do WebOS, mas promete mais informações ainda neste ano, sendo uma das maiores fabricantes de computadores do mundo, podemos esperar boas notícias em breve.

0 comentários:

Postar um comentário