Com risco nuclear, EUA começam a retirada de cidadãos do Japão

Categorias:

Uma primeira aeronave transportando cerca de cem pessoas começou a retirar norte-americanos do Japão, levando-os a Taiwan, anunciou nesta quinta-feira (17)a o Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Segundo o porta-voz do secretário de Estado, Patrick Kennedy, os passageiros são na maioria familiares do pessoal diplomático americano e outros cidadãos norte-americanos que vivem no país. Kennedy informou que outro voo com cidadãos norte-americanos deverá sair do Japão nesta sexta-feira (18).

Pelo menos 14 ônibus foram enviados de Tóquio para transportar na sexta-feira americanos que estão na cidade de Fukushima, ao norte de Tóquio, onde está localizada a usina nuclear danificada. Nesta quinta-feira, o Pentágono autorizou familiares das tropas americanas e americanos que trabalham na ilha de Honshu a sair do país, um dia depois de o Departamento de Estado ter dado a mesma ordem para as famílias de seus funcionários.

Funcionários americanos ordenaram anteriormente que todos os americanos que estiverem em um raio de 80 km da usina nuclear de Fukushima 1 deixem a região. Os EUA recomendaram uma área de restrição aérea em um raio acima dos 20 km limitados pelo Japão.

Fonte:Portal G1

0 comentários:

Postar um comentário