Esqueça qualquer jogo de faroeste e mantenha os olhos em Redemption, caubói.

Categorias: ,

A Rockstar realmente sabe o que faz. Não há como negar a importância desta desenvolvedora para o mundo dos games, pois seus jogos, principalmente o aclamado Grand Theft Auto IV, alcançaram conquistas que muitos nem sequer imaginavam possíveis. Mas, GTA não é a única franquia de sucesso da estrela do rock.

Particularmente, há outra série relativamente desconhecida por muitos jogadores, que está prestes a retornar para o universo do entretenimento eletrônico. Trata-se de Red Dead Revolver , jogo de tiroteio com temática faroeste lançado em 2004 para Xbox e PlayStation 2.

No game, o jogador encarnava Red Harlow, um caçador de recompensa que parecia ter saído diretamente dos filmes de Clint Eastwood. Harlow tinha um simples objetivo em sua vida: vingar-se dos assassinos de sua família. Entretanto, em sua jornada, o pistoleiro acaba esbarrando em outros problemas, como corrupção política e ganância, e adere novos objetivos à sua vida.

Com sua proposta, o Red Dead Revolver conseguiu conquistar alguns jogadores, mas alguns problemas impediram sua decolagem. Felizmente, a Rockstar decidiu dar continuidade a série, que, sem dúvidas, pode render excelentes games. Em fevereiro deste ano, a companhia anunciou Red Dead Redemption, a tão esperada sequência para o game mencionado.

Em nossa prévia anterior, você ficou por dentro de alguns detalhes que estarão presentes no game. Desta vez, nos aprofundaremos ainda mais na jogabilidade do título, que promete deixar qualquer fã dos filmes de Western Spaghetti boquiabertos. Preparado, caubói?




Trabalhando arduamente, caubói

Vale ressaltar que Red Dead Redemption conta com um histórico diferente de seu predecessor, Red Dead Revolver. O primeiro jogo foi comprado pela Rockstar depois de a Capcom ter abandonado o projeto, que já estava em um estágio de desenvolvimento relativamente avançado. Desta vez, o desenvolvimento começou do zero, e o jogo é o centro das atenções no momento, com mais de 200 pessoas trabalhando no título.

Se você não esta familiarizado com a trama, Redemption coloca o jogador na virada do século XX, época em que as fronteiras estadunidenses contavam com uma sociedade civilizada e dentro da lei. Tudo indica que com a ajuda da RAGE, mesma engine de GTA IV, Redemption possa renderizar com decência os locais gigantescos e rurais que abrangem o game.

Sem palavras

Segundo a desenvolvedora, o jogo conta com uma ambiente maior que qualquer cidade de qualquer GTA, sem deixar de lado detalhes na topografia e mantendo os eventos aleatórios. Incrível, não? Destaque para estes eventos característicos, que apresentarão ao jogador homens da lei perseguindo bandidos, mulheres gritando por ajuda enquanto é atacada por lobos e homens sendo arrastados por cavalos.

O bacana é que cada uma destas ocorrências não está no script do jogo, mas você ainda pode intervir se desejar. Ou seja, isso permite que o jogador salve a mulher que está sendo atacada pelos lobos ou ajudar os xerifes a capturar os bandidos. Se estiver sem ânimo, você pode simplesmente sentar e contar histórias ao lado de seus companheiros.

Falando em lobos, Redemption promete contar com uma vasta gama de animais diferentes, como coelhos, coiotes, falcões, cobras, ursos, tatus, pumas e muito, mas muito mais. Para dar naturalidade aos movimentos, a equipe usa uma das engines mais incríveis desta geração, a Euphoria, que também está presente em GTA IV. Sem dúvidas, quando se trata de um jogo que utiliza esta engine física, vale a pena manter os olhos abertos.

Laçando cavalos e... Ursos?


Se nada der certo, use os explosivosObviamente, como todo faroeste, o jogo contará com muitos cavalos, incluindo os selvagens, que podem ser domados pelo jogador. Mas não pense que esta será uma tarefa fácil. Provavelmente, isto exigirá muito do jogador, mas também existem vários cavalos treinados que podem ser montados com facilidade.

Se você é um cara mais cruel, pode tentar capturá-los e matá-los para vender sua carne. O mesmo pode ser feito se você conseguir laçar um urso. Espera aí, laçar um urso? Isto mesmo, e você pode imaginar o quão complicado isto será. Mesmo assim, é bom saber que Redemption conta com desafios extras, que vão além dos objetivos principais.

Quanto à trama, retomando o assunto, você assume o papel de John Marston, um ex-fora-da-lei que agora vive tranquilamente — pelo menos até o Bureau realizar uma visitinha. Depois de ser encarado pelos agentes, Marston cai numa situação complicada. O personagem deve buscar seu ex-parceiro de crime, que ainda continua sendo procurado pela polícia. Caso discorde do acordo, seus familiares podem sofrer com as consequências. O quê você faria?

A Rockstar promete uma história obscura e repleta de reviravoltas, com direito a momentos extremamente dramáticos e até chocantes, mantendo toda a tradição dos bons filmes de Western. A trama se dissemina por três áreas distintas — The Frontier (A Fronteira), Great Plains (Grandes Planícies) e México (o próprio, México) — e cada uma delas conta com diversas missões ligadas ao eixo do game.

Olhos atentos, forasteiro


Certamente, como de costume, a Rockstar presenteará os jogadores com missões extremamente variadas, algo também pôde ser contemplado no espetacular GTA IV. Em Redemption, o jogador terá de, por exemplo, ajudar o Exército Mexicano a defender um trem dos bandidos enquanto galopa nas costas de um cavalo. O jogador deve manter-se ao lado do trem, em alta velocidade, e eliminar os oponentes usando todos os recursos disponíveis, incluindo a técnica Dead Eye, também presente no predecessor.

Tiros certeiros

Com esta habilidade, o jogador consegue diminuir a velocidade do tempo e realizar disparos precisos em locais específicos de seus inimigos. Isso permite que vários caubóis sejam eliminados em sucessão. O método consiste em “pintar” cruzes vermelhas nos oponentes e depois encharcá-los com muita bala. É algo semelhante ao sistema V.A.T.S. de Fallout 3.

Para complementar, o jogo também oferece um belo sistema de cobertura. Afinal, não poderia ser diferente, pois isto era realmente muito utilizado nesta época, com mesas e bares — pelo menos é esta a imagem passada pelo cinema. Enquanto você está se cobrindo, pode atirar “na cega”, assim como em Gears of War e diversos outros títulos do game. Outro elemento retirado do clássico da Epic Games é a regeneração de vida, que ocorre quando o jogador fica um tempo parado.

Diversão no saloon


Será que teremos minigames de duelos também?Mas, tratando-se da Rockstar, não há como não esperar uma coisa: liberdade. E, assim como em GTA, Red Dead Redemption oferece uma liberdade simplesmente fabulosa, o que aumenta as expectativas sobre o jogo. Você pode passear pelas diversas cidades do jogo e encontrar minigames de vários tipos, como aquele em que o valentão põe as mãos na mesa e com uma faca desfere golpes nos espaços entre os dedos — algo que pode render alguns bifes. O sistema adotado para jogabilidade é o famoso QTE (Quick Time Events), em que se deve pressionar o botão exato no momento em que a instrução aparece na tela.

Como se não bastasse, existem bancos, lojas, saloons e muito mais, todos frequentados por pessoas como se estivéssemos mesmo vivendo a época. Muitos dos NPCs que aparecem no jogo contam com uma personalidade característica, e podem ser reconhecidos sem dificuldade. Se você desejar eliminar toda a população do local, ela se regenerará automaticamente com o tempo, mas sabemos que o objetivo é trazer a lei para as cidades.

Red Dead Redemption é um jogo da Rockstar, e isto certamente já é algo para deixar-nos apreensivos. Além de um mundo visualmente belo, existe vida, liberdade e eventos ocorrendo o tempo todo no game. A companhia ainda promete um modo multiplayer online, o que deve tornar o pacote ainda mais completo e impressionante. Resta esperar até o começo do ano que vem, data em que o candidato a jogo do ano chega às lojas nos consoles PlayStation 3 e Xbox 360.

0 comentários:

Postar um comentário