No mundo da informática, é muito comum a ocorrência de
discussões entre usuários de Windows e Linux, com o
objetivo de determinar qual o melhor sistema operacional
do mercado. Entretanto, a maioria dos usuários de
computador não sabe da existência de outros sistemas
operacionais tão bons quanto os já citados acima.
Por esse motivo, neste artigo vamos abordar sobre os
principais sistemas operacionais alternativos existentes
no mundo da informática, demonstrando seus destaques
e características marcantes, assim como informações
de como é possível utilizá-los.
Qualidade gráfica com o MAC OS X
O primeiro sistema operacional alternativo que vamos
abordar é o MAC OS X, desenvolvido pela Apple, já
presente no mercado durante anos. Sua principal
característica é a qualidade gráfica da interface do
sistema em si e de seus aplicativos como um todo.
Por isso, muitos dos mais avançados efeitos visuais
nos Desktops Windows (Aero) e Linux (Compiz Fusion),
já estavam presentes anteriormente no MAC OS X.
Em alguns países do mundo, como o Japão, o MAC OS X é tão popular quanto o Windows, fato que não acontece aqui no Brasil. Isso é devido pelo fato das versões antigas do sistema da Apple exigirem computadores específicos, os quais eram diferentes dos comercializados aqui em nosso país. Porém, atualmente, é possível instalar o MAC OS X em qualquer computador que já contenha instalado versões de Windows ou Linux.
Caso você esteja interessado neste sistema operacional, existe no nosso site uma matéria especial sobre ele, a qual pode ser conferida aqui.
Segurança com o OpenBSD
Consequentemente, seu uso é recomendado somente para administradores que possuem um grande conhecimento sobre computação e redes em geral. Contudo, usuários comuns podem utilizar o FreeBSD, que por sua vez é como se fosse uma versão mais acessível do OpenBSD. Ambos SOs são derivados do BSD, sistema operacional da década de 90.
Alto Desempenho com o SolarisOutro SO bastante conhecido no mundo da computação é o Solaris, criado pela Sun, que sempre possuiu como destaque seu alto desempenho nos computadores para os quais foi desenvolvido. Sua interface gráfica e funcionamento é parecido com o Linux, o que na maioria das vezes gera uma pequena confusão, pois alguns usuários pensam que o Solaris é uma de suas várias distribuições.
Sobre a questão desempenho, o Solaris foi o pioneiro de vários recursos e mecanismos que posteriormente foram adotados por outros sistemas operacionais, a fim de tornar o uso do hardware de forma maneira mais rápida e eficiente. Atualmente, este SO possui uma versão livre, o OpenSolaris, que está aberta para desenvolvimento em código aberto.
Saudosismo com o OS/2
Contudo, no ano de 2001, a IBM concedeu a autorização à Serenity Systems para a venda e distribuição do eComStation, sistema operacional fortemente baseado no OS/2, destinado para consumidores finais e estudantes.
Tradição e qualidade nos Servidores com o Novell OES (Open Enterprise Server)
Em 4 de Novembro de 2003, a Novell anunciou a compra da SuSE Linux AG pelo preço de 210 Milhões de dólares com isso um processo de transiçao a longo prazo do seu sistema operativo, para uma plataforma Baseada em Linux. A fusão do Netware 6x com o Suse Enterprise Server gerou o OES (Open Enterprise Server) anunciado em Março de 2005 o OES ele compreende ao mesmo tempo Netware e o Suse Enterprise Server e oferece aos clientes Novell de longa data a possibilidade de migração para o Linux.
Vale a pena adotar um sistema operacional alternativo?Além dos operacionais descritos acima, ainda existem outros SOs alternativos ao Windows e ao Linux, mas que não possuem tanto impacto no mundo da informática. Logo, agora vem a grande pergunta que fica no ar: vale a pena adotar um sistema operacional alternativo?
A resposta para essa pergunta depende de muitos fatores, sendo o principal deles o objetivo e o uso que o usuário fará com o computador. Por exemplo, para um administrador de sistema, o OpenBSD pode ser interessante, mas para um artista gráfico, o MAC OS X é uma ótima opção.
Entretanto, os sistemas Windows e Linux normalmente já cumprem a maioria das tarefas de maneira eficiente, sendo que na maioria dos casos, a migração para um sistema operacional alternativo não é necessária.
0 comentários:
Postar um comentário