Pela tabela fica bem fácil de visualizar que uma placa de vídeo para rodar vídeos de grande resolução tem seu preço máximo em 250 reais. Agora você deve estar se perguntando qual escolher, sendo que são tantas marcas e tantos dados. Pois bem, vou ajudar você a analisar uma a uma, para que então você tenha uma ideia bem clara de qual é a mais compensadora.
Comecemos com a AMD ATI HD3450 da PowerColor, a qual possui meros 256MB de memória RAM. Evidentemente essa é a placa que menos convém, pois além de ter menos memória, a tecnologia (os tais 64bits na verdade são referentes ao BUS da memória) da memória é muito baixa. E para quem pode gastar 170 nessa placa, talvez seja muito mais interessante economizar mais 7 reais e comprar a NVIDIA GeForce 8400GS da XFX, que tem mais memória. Vale lembrar que a taxa de transferência da GeForce 8400GS é um pouco menor, mas isso não será um grande problema, pois para vídeos de alta resolução este fator não reduz em nada a qualidade e desempenho.
Pois bem, há uma boa distância de preço entre essas duas placas e as demais. A placa que talvez não vá interessar a ninguém deve ser a ATI HD4350 da XFX, pois ela tem um preço muito alto para dispor de uma memória que opere em 64bits. Entre as placas mais fortes fica um pouco difícil escolher, pois a principio o único detalhe que as diferencia é a velocidade do GPU (processador gráfico).
Note que a NVIDIA GeForce 9400GT da Zotac só supera a NVIDIA GeForce 8600GT da XFX na velocidade do GPU — e são meros 10MHz. Claro, se você tiver 20 reais sobrando, uma ótima ideia é optar pela 9400GT que tem um processador mais recente (e um suporte aprimorado ao PhysX). Apesar de estas GeForces mostrarem bom serviço para o que procuramos, a placa que mais compensa entre as de alto valor é, sem dúvida, a AMD ATI HD4650 da HIS HighTech, porque ela supera as concorrentes em tudo — principalmente na taxa de transferência.
Placas para edição de vídeo e imagem
Trabalhe com programas pesados e execute games mais exigentes
Editar vídeos e imagens são tarefas pesadas para qualquer computador. Além de exigir muito processador e memória RAM, essas atividades requisitam uma excelente placa de vídeo. Claro que, as placas da tabela são ótimas opções para games também, sendo que a maioria delas deve garantir um bom desempenho em monitores que não ultrapassem as 19" (polegadas).
Repare que os valores dessas placas são superiores aos 350 reais, dinheiro este que será muito bem aplicado. Vamos avaliar primeiro a AMD ATI HD3850 da Sapphire. Ela é a mais fraca entre todas as placas e também a mais barata, contudo, veja que ela perde por muito pouco das concorrentes. Como seu preço é atraente, talvez seja uma ótima ideia para pequenas e médias empresas que não querem gastar muito.
Já a AMD ATI HD3870 da Sapphire é a segunda placa mais cara, porém tem as melhores configurações. Dentre todas estas, talvez esta HD3870 seja a mais compensadora, pois ela tem uma boa relação custo/benefício.
As duas NVIDIA brigam entre si, pois trazem configurações muito semelhantes e um desempenho similar. Evidentemente não detalhamos todas as configurações destas placas, portanto, basta dizer que para quem procura melhor desempenho, a GeForce 8800GT da ASUS irá ganhar tranquilamente da 9600GT. Contudo, esta 9600GT da Zotac mostrará um desempenho superior em jogos que utilizem o PhysX (leia mais sobre esta tecnologia).
Nesta categoria a placa mais indicada é a HD3870 da Sapphire, tanto por preço quanto por seu ótimo desempenho em tarefas pesadas. Caso você queira economizar, a GeForce 9600GT seria a indicação perfeita, pois ela tem alta performance, melhor suporte a tecnologia PhysX e não fica devendo em quase nada para as concorrentes.
Placas para jogos
Prontas para os games de última geração
O principal motivo de um usuário adquirir uma placa de vídeo é, justamente, para utilizar seu computador como uma plataforma de jogos. Visualizando os modelos da tabela, pode-se ter uma noção de que placas de vídeo “top” (preparadas para os melhores gráficos dos últimos games lançados) custam de 580 reais para mais.
O modelo mais econômico dessa classe é a NVIDIA GeForce 9800GT, a qual custa a bagatela de 585 reais. Além disso, a 9800GT é uma placa capaz de rodar qualquer game (desconsiderando Crysis e games exageradamente pesados) de última geração na impressionante resolução de 1680x1050 com filtros ativos e qualidade alta.
Dead Space: Um dos melhores jogos do ano passado
Dentre as placas voltadas aos gamers, a que oferece mais recursos é custa menos, certamente é a NVIDIA GeForce 9800GTX Plus da XFX. Esta placa tem um poder de fogo superior a da AMD ATI HD4850 (montada pela HIS HighTech) e custa quase 20 reais a menos.
Comparando as placas mais caras desta categoria, você talvez optaria pela AMD ATI HD4870 da PowerColor e provavelmente se arrependeria. Ainda que esta placa tenha um processador de maior velocidade e uma taxa de transferência superior, ela perde facilmente em games para a NVIDIA GTX260 da EVGA. Além de a GTX260 ter mais memória e a tecnologia de 448bits na memória, ela tem suporte a PhysX e custa somente 13 reais a mais.
Se você procura pela melhor relação custo/benefício opte pela NVIDIA 9800GTX PLUS. Caso você esteja procurando por uma placa mais forte, que esbanje desempenho (e custe pouca coisa a mais), não tenha dúvida que a GTX260 é a melhor opção.
Placas para entusiastas
Exagero em desempenho
*As placas AMD ATI HD4850 X2, AMD ATI HD4870 X2 e NVIDIA GTX295 possuem dois chips gráficos. Os dados apresentados na tabela são referentes apenas a um dos chips. Portanto, as três alcançam o dobro do clock do GPU, o dobro de bits na memória e uma taxa de transferência até duas vezes maior.
As placas mais cobiçadas do mercado são voltadas somente a pessoas com muito dinheiro. Com preços que superam os 2 mil reais, estas placas tendem a ser produtos que durarão por muito tempo, todavia a compra de uma placa dessas só é recomendada para jogadores que já tenham uma fonte capaz de fornecer toda a energia que estas belezinhas necessitam.
Como você pode ver, dentre as placas mais potentes, temos três delas que funcionam em “dual core”. Veja que a AMD ATI HD4850 X2 da Sapphire é a mais barata dessas placas e já conta com duas GPUs. Essa placa tem mais memória do que as da concorrente NVIDIA e processador com 2MHz a mais, contudo a taxa de transferência dela é bem inferior. A compra desta placa é válida para quem não vai jogar em resoluções superiores a 2000 pixels de largura e com filtros funcionando em um nível baixo.
Crysis Warhead: Gráficos impressionantes que exigem placas à altura do game
Por 200 reais a mais você pode comprar uma NVIDIA GTX280 da EVGA, que certamente terá uma performance melhor em qualquer jogo. Repare que esta placa possui apenas 1GB de memória, porém ela tem uma taxa de transferência maior — fator que gera um aumento significativo em desempenho de quaisquer atividades gráficas.
Com preços próximos aos 2 mil reais, temos três modelos de placa. A NVIDIA GTX285 é a que oferece menor desempenho (ela tem apenas um GPU) e menor quantidade de memória, portanto se você estiver pensando em gastar tanto em uma placa, descarte a GTX285 de suas opções.
Os outros dois modelos de placa concorrem de perto e possuem características bem parecidas. Veja que a AMD ATI HD4870 X2 possui mais memória, processador mais veloz e maior taxa de transferência. A NVIDIA GTX295 só tem a vantagem de ter a memória trabalhando com tecnologia de 448bits. Provavelmente você deve estar pensando porque a GTX295 custa mais caro, se ela parece ser mais fraca. Isso mesmo, ela parece ser mais fraca, mas está comprovado já que ela supera facilmente a HD4870 X2.
Sendo assim, temos nossas últimas indicações. A placa de vídeo de alto desempenho (voltada a entusiastas) mais barata é a AMD ATI HD4850 X2 e é recomendada pela ótima relação custo/benefício. Já para consumidores que procurem o que há de melhor, a NVIDIA GTX295 da XFX é a grande indicada, ainda mais que ela tem suporte a PhysX.
Escolha a sua
Bom, agora é hora de você escolher. Contudo, não esqueça que para comprar uma das placas indicadas é de suma importância que você confira a potência de sua fonte, porque placas como a ATI HD4870 X2 exige uma fonte de no mínimo 750Watts. Além disso, confira se seu gabinete possui espaço suficiente para armazenar essas "pequenas" placas.
Vale lembrar que há várias montadoras de placas gráficas, sendo que as que foram indicadas nas tabelas foram escolhidas por trazerem as mesmas configurações oferecidas por outras marcas e principalmente por terem um preço reduzido. Claro que você não precisa necessariamente comprar um dos modelos indicados no texto, mas caso você queira poupar tempo, já sabe que os modelos indicados são de boa qualidade.
A pesquisa de preços e modelos foi realizada no site Buscapé, por isso se você tem interesse em algum dos modelos que estão nas tabelas, procure no Buscapé para conferir outros preços.
E você, quais placas de vídeo recomendaria e por quê? Compartilhe sua experiência conosco!
Atualizado
Para esclarecer algumas dúvidas que surjam por causa da má interpretação de certos trechos. A GeForce 9600GT não apresenta desempenho superior à 8800GT, mas consegue melhor processamento em jogos que utilizem a tecnologia PhysX. Outro ponto importante a ser abordado é que apesar da 8800GT possuir exatamente as mesmas características da 9800GT, esta possui suporte à HybridPower e tem maior valor de mercado, fator pelo qual ela foi incluída em outra categoria (Placas para jogos).
Drives Importantes:
| nVidia ForceWare Drivers O Baixaki organizou os drivers para as placas de vídeo GeForce de todos os sistemas. É só escolher e baixar.
|
| nVidia CUDA Driver O processador ficará ocioso. A tecnologia CUDA dá um show no processamento de aplicativos mais robustos.
|